os proponentes

Alguns terrenos na região da Baixa Vila Leopoldina pertencem ao portfólio imobiliário da Votorantim, da BVEP e da SDI. Essas empresas vêm investindo na região e, assim, decidiram se unir para apresentar o Projeto de Intervenção Urbana à Prefeitura. Junto a elas está o Instituto URBEM, que é a instituição responsável por desenvolver e gerenciar outros terceiros envolvidos no desenvolvimento técnico do projeto, desde estudos de viabilização das obras até a arquitetura dos futuros empreendimentos e moradias sociais, além de buscar as melhores formas para promover uma reorganização urbana consciente e funcional.

A Votorantim S. A. é uma companhia de controle familiar que completou 100 anos em janeiro de 2018 e é responsável por um portfólio de investimentos de longo prazo em segmentos diversificados de negócios. Suas empresas investidas operam em 20 países e empregam mais de 40 mil pessoas. No Brasil, operações abrangem mais de 400 municípios, nas 5 regiões do país.

A SDI Desenvolvimento Imobiliário é uma empresa privada brasileira de gestão e desenvolvimento imobiliário, voltada para a geração de valor a seus clientes e acionistas. Desde 2005, a SDI carrega uma marca inovadora que vem trazendo todo o vanguardismo de uma equipe diretiva com mais de 35 anos de experiência. A SDI sempre buscou qualidade e eficiência no desenvolvimento de seu portfolio, procurando reduzir, sempre que possível, o nível de emissões de carbono em suas obras e produtos, e priorizando o desenvolvimento social, a partir do relacionamento com as comunidades onde atua e do apoio às instituições Childhood, Associação Obra do Berço, e o ICE, Instituto de Cidadania Empresarial.

A BVEP é uma empresa brasileira, subsidiária do Banco Votorantim S.A., sociedade entre o Grupo Votorantim e o Banco do Brasil. A BVEP tem como principais atividades a participação em empreendimentos ou incorporações imobiliárias, a prestação de serviço de consultoria, o planejamento e assessoria empresarial, incluindo a prestação de serviços de consultoria imobiliária, e participação em outras sociedades, bem como em fundos de investimento imobiliário.

O URBEM – Instituto de Urbanismo e de Estudos para a Metrópole – tem por missão estruturar, promover e investir em projetos de desenvolvimento urbano em São Paulo, em aliança e parcerias com empresas e o governo nas esferas Federal, Estadual e Municipal. O URBEM foi estabelecido como instituição do terceiro setor, com o objetivo de possibilitar que ideias, conhecimento, recursos humanos e materiais possam ser canalizados para ações de interesse público, especialmente em projetos de desenvolvimento urbano da metrópole de São Paulo.